Procrastinação é o mesmo que falta de tempo? Procrastinar é uma prática muito comum, seja em casa, no trabalho ou na faculdade. Em algum momento acabamos vivendo a conhecida situação: “deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”. Mas onde entra a falta de tempo nisso? A falta de tempo nada mais é do que a desculpa que se dá pelo adiamento das tarefas. Ou seja, fazer coisas que não são urgentes e adiar o que realmente é necessário ser feito.

A procrastinação se torna um hábito quando a pessoa prorroga os afazeres todos os dias, sendo que essas tarefas, uma hora precisam ser realizadas e quanto mais atrasadas estiverem, mais difícil será a execução. Você se deu conta que é um procrastinador e precisa resolver esse problema?

Mas por que procrastinamos?

Existem vários motivos que levam as pessoas a procrastinar, e os principais ainda são: aversão, distração e motivação.

aversão é uma das principais causas para procrastinar, pois requer que a pessoa faça algo que não gosta ou acha chato. Claro que é mais agradável realizar um trabalho que esteja dentro da especialidade, que não dependa de ninguém e que não necessite de pesquisa, é prazeroso e a recompensa é imediata.

distração é umas das causas mais corriqueiras, e geralmente acontece no momento em que se está realizando uma tarefa. Quem nunca se pegou efetuando uma pesquisa na internet e quando se deu conta estava em um site de humor ou vendo algo totalmente contrário ao que estava buscando? Ou parou para ouvir a conversa dos colegas para dar aquela opiniãozinha? Parou para ouvir uma música e de repente já estava pesquisando no sobre o cantor? Sim, isso também é procrastinar, não propriamente adiar uma tarefa, mas prolongar o tempo que ela levaria para ser feita!

E a motivação onde fica? A motivação vai mais além do que se imagina, ela pode aparecer até mesmo quando a pessoa gosta de fazer o que foi proposto, por exemplo, um funcionário gosta de escrever textos para o blog da empresa, mas por alguma razão não está motivado para fazer isso em um determinado dia, seja por algum problema pessoal, na empresa ou até por aquela preguicinha . Aqui o importante é saber realmente a razão pela qual não se está motivado e tentar solucioná-la.

O que fazer para evitar ou até mesmo eliminar a procrastinação da sua rotina?

Como visto no início do texto, procrastinação e a falta de tempo não são a mesma coisa. A falta de tempo nada mais é do que a desculpa que se usa pelo adiamento. Portanto para evitar ou até mesmo eliminar esse hábito é importante você saber as causas da procrastinação e como lidar com elas. Analisar os itens “aversão, distração e motivação” é o primeiro passo.

Uma dica é fazer uma lista das funções que precisam ser realizadas ao longo do dia, avaliar cada um respondendo o porquê de procrastiná-lo, depois propor-se um desafio: começar a desenvolver cada item listado, seguindo a real ordem de urgência. Transformando essa dica em um hábito, aos poucos a procrastinação será eliminada do seu dia a dia.