Nos últimos anos, o número de advogados tem crescido cada vez mais no Brasil. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2018 havia mais de 1,1 milhão de advogados no país. O presidente da seccional da OAB de Santa Catarina, Paulo Brincas, disse em entrevista para a revista Exame que o Brasil é um dos lugares com mais advogados per capita do mundo, e que a cada ano aumenta o número de formandos na área. Diante deste cenário, quais são os desafios dos jovens advogados no Brasil?

Estes dados são alarmantes e assustadores para os profissionais da advocacia, pois acarretam em várias consequências no mercado. Dentre eles, a grande concorrência, que acaba reduzindo os escritórios e favorecendo que os clientes sejam mais exigentes. Por isso, surgem indagações sobre como será e o que fazer para ser um advogado do futuro eficiente.

Necessidade de adaptações

O âmbito do mercado jurídico passou por muitas transformações nos últimos anos. Segundo matéria da revista Exame, mais de 11 mil escritórios de advocacia foram abertos no Estado de São Paulo. Porém, não demorou muito para que 30% destes fechassem as portas.

As causas que levam a acontecer isso, não só em São Paulo, mas nos demais estados do país, é a falta de clientes, competitividade entre os profissionais e a desvalorização da profissão.

Sabe-se que para todos os ramos do mercado, é preciso construir uma carreira de destaque para então conseguir boas oportunidades. Para isso, é claro que além de estudar muito sobre sua área, precisa também trabalhar com estratégias para uma visão empreendedora.

Dificuldades e desafios dos jovens advogados no Brasil

Não apenas os recém formados sentem os efeitos colaterais da profissão, mas no geral, todos veem a necessidade de apontar para novas soluções da área. No entanto, muitos jovens advogados se formam e não possuem a visão deste mercado saturado. E isso acaba impedindo-o de prosseguir na profissão como esperava.

Segundo o Conselho Federal da OAB, em março de 2019, mais de 1.119.000 advogados estavam inscritos no Brasil. O que colabora para estes números serem extensos é a quantidade de faculdades que disponibilizam o curso de Direito. Só no final de 2018, foram contabilizadas mais de 1.500 faculdades. Além de assustar, isso mostra as dificuldades, e por consequência, os desafios que os jovens advogados no Brasil vivenciam.

Além do mais, um dos desafios maiores dos recém formados, é a dificuldade em entender os inúmeros sistemas para realizar o peticionamento eletrônico. Com tantos sistemas espalhados pelo Brasil, acaba dificultando a escolha e o trabalho do profissional.

Mas a boa notícia é que nem tudo está perdido. A seguir, veja as formas que você pode adquirir para ter uma carreira de sucesso.

Mercado a ser explorado pelos advogados

Nos dias de hoje, quem deseja ter um trabalho sólido e eficaz em meio a tantos, precisa adotar outras formas, estratégias e visões diferentes que podem ser exploradas. Um exemplo disso, é o marketing de conteúdo jurídico.

Para quem ainda não conhece, o marketing de conteúdo é uma estratégia para engajar os clientes e também trazer novos clientes. Isso é feito através de textos e conteúdos audiovisuais. Podem ser publicados nas redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e entre outros. Como também pode ser especial para sites, blogs ou algum meio impresso. No entanto, o meio digital é o mais utilizado, pois é neste meio que se concentra boa parte das pessoas.

Quantos advogados você conhece que possui um site e que publicam conteúdos nele? E quantos possuem uma base de e-mails para fazer uma troca de materiais? O marketing de conteúdo é um campo muito amplo, que se for explorado pelo profissional de advocacia, será muito bem executado.

Muitos advogados possuem receio se isso vai de acordo com o que diz o Código de Ética e Disciplina da OAB. Mas segundo o Código, a publicidade informativa, pode ser usado, desde que haja moderação e discrição.

Outras alternativas para o advogado alcançar sucesso

Além disso, há uma outra grande ferramenta a ser explorada pelos advogados, principalmente, pelos novos profissionais: o software jurídico. Um aparto tecnológico que auxilia em grande quantidade as atividades de um advogado ou de um escritório.

As vantagens de um software jurídico são muitas, garantem segurança e rapidez. Esta é uma das alternativas que solucionam o problema de boa parte dos profissionais, principalmente para aqueles que não conseguem demandar o fluxo de trabalho.

A empresa 2ADV Soluções Jurídicas desenvolveu um software jurídico que possui uma única interface. A qual possui e permite realizar várias ações, dentre elas, praticar o peticionamento eletrônico. O sistema da 2ADV tem o objetivo de realizar as tarefas mais burocráticas de um escritório. Permitindo que você tenha mais tempo para outras atividades extras, como por exemplo, alcançar novos clientes.

Portanto, para quem deseja diferenciar-se em um mercado saturado, estas são alternativas eficientes para alcançar os objetivos traçados. Não desperdice mais seu tempo, entre em contato com a 2ADV Soluções Jurídicas e tire todas as suas dúvidas.

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